Artrose de Joelhos

O que é?

A artrose de joelho ou osteoartrose é  uma doença crônica de natureza inflamatória e degenerativa que afeta a cartilagem dos joelhos (estrutura que recobre as superfícies ósseas dessa articulação).

Todos nós iremos ter ao longo de nossas vidas um desgaste natural em nossas articulações, decorrente do processo do envelhecimento, podendo muitas vezes não apresentar sintomas. Porém, na osteoartrose esse processo se acelera, fazendo com que as limitações e dores sejam mais intensas e estejam presentes. Como por exemplo:

• Dor articular
  • Rigidez matinal
  • Edema – os joelhos ficam bem inchados e quentes
  • Dificuldades para caminhar, subir ou descer escadas
  • Perda da função

Contudo, nos casos mais severos podem ocorrer a perda da função do membro levando a deformidades e limitações importantes nas atividades diárias do indivíduo.

Tratamento

Infelizmente a artrose não tem cura, porém o tratamento na maior parte tende a ser conservador, podendo o indivíduo viver bem através do uso de medicações quando necessário e fisioterapia para melhora da dor e função.

No entanto, em alguns casos mais severos, onde encontramos limitações e grandes deformidades no membro, o procedimento cirúrgico pode ser indicado de acordo com a evolução da doença, sendo este realizado uma substituição da articulação por prótese total ou parcial do joelho. A avaliação e acompanhamento de um médico especializado no assunto se faz necessária.

Fisioterapia

A fisioterapia tem como objetivo reabilitar o paciente promovendo melhora da dor, função e devolver ao individuo retorno para suas atividades diárias. A Clínica Unifique possui fisioterapeutas especializados no assunto, onde através de uma avaliação específica é traçado um plano de tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

O tratamento é composto por :

• Técnicas e terapias manuais
  • Fortalecimentos específicos para os músculos que são responsáveis por proteger essa articulação
  • Eletroterapia e/ou Laserterapia

Desta forma é possível promover alívio da dor , inflamação e melhora da função. Dando sequência ao tratamento, o paciente é direcionado ao Pilates Clínico ou alguma atividade que mais se identifique e seja benéfica para manter a melhora obtida no tratamento, promovendo assim bem estar e qualidade de vida.

Agende uma Avaliação conosco para iniciar um plano de tratamento.